Pode parecer invenção, mas existem vários estudos mostrando que há uma relação entre a música, nosso controle postural, nosso equilíbrio e nossa coordenação motora.
Muitos neurologistas afirmam que a musicoterapia, quando feita por tempo prolongado, pode ajudar a melhorar a saúde de um paciente, principalmente quando se trata de problemas relacionados ao cérebro.
Você acredita que se passar o dia escutando músicas tristes, isso não vai influenciar no seu humor? Então você está se enganando.
Estudos comprovam que o nosso cérebro tem a capacidade de associar diversas informações dos nossos sentidos e ao mesmo tempo, ele realiza uma somatória de todos os estímulos recebidos.
Um exemplo para isso é que se você estiver chateado, ao escutar uma música feliz, o seu ânimo se eleva, fazendo com que você veja as coisas á sua volta de uma forma mais positiva.
Existe um fenômeno raro chamado “ouvido absoluto”.
Essa condição permite que uma pessoa possa ouvir e reconhecer uma nota musical sem necessitar de um tom de referência.
Um estudo realizado na Coréia do Sul afirmou que as plantas crescem mais rápido quando tocamos músicas para elas.
A pesquisa foi realizada com peças clássicas, como a Sonata ao Luar de Beethoven, que foram reproduzidas para diferentes plantações, que apresentaram um resultado muito positivo.
Segundo os cientistas, as plantas possuem um gene que as permitem “escutar”.
Infelizmente, as pessoas não podem adquirir o “ouvido absoluto” após se tornar adulto, no entanto, sempre é possível adquirir um ouvido relativo, que é a capacidade de reconhecer uma nota ouvida a partir de uma referência.
A música funciona como um tipo de carinho para o nosso cérebro, sendo esse um dos motivos para gostarmos tanto dessa arte.
São poucas as atividades do nosso dia a dia que são capazes de estimular quase todo o nosso cérebro e a música é uma delas.
Sabe quando você escuta uma canção mais complexa e fica prestando atenção na letra para conseguir entender o que significa? Então, neste momento seu cérebro trabalha muito!
Conta pra gente se você conhecia algumas delas. Não se esqueça de compartilhar esse post com aquele amigo que ama música!